Para adicionar na lista: dicas de livros para começar o ano!

Blog Image

Embora saibamos que ler é fundamental, é importante reforçar este fato continuamente para as crianças e jovens, mostrando o quão divertido e transformador é a atividade. Ler melhora a capacidade de interpretar textos e enriquece o repertório sobre história e política, além do mais, os vestibulares exigem conhecimentos diversificados sobre o mundo, portanto, manter-se informado sobre diversos assuntos é fundamental.

Mas, além dos clássicos que já conhecemos, existem diversos outros títulos que, às vezes, podem passar despercebidos, mas que também podem informar, apresentar novas culturas, ampliar horizontes, divertir e expandir a mente curiosa dos estudantes. Então, que tal começar o ano montando uma lista de livros para ler? A atividade pode começar até mesmo nas férias.

Confira uma lista recheada de diferentes títulos para transformar seu ano. Ah, que tal depois de ler você emprestar seu livro a um amigo para discutir a história? Daí pode surgir até mesmo um clube do livro!

"Capitães da Areia”

Autor:Jorge Amado

Ambientado nos anos 30, o livro retrata a vida de um grupo de jovens que vive nas ruas de Salvador, procurados pela polícia, os garotos roubam para sobreviver e se escondem em um trapiche abandonado.

“O Anjo Linguarudo”

Autor: Walcyr Carrasco

Com uma linguagem simples e emocionante, o autor mostra a vida de Felipe, um menino órfão que se vê diante de diversos dilemas da infância, como: injustiça, amizade, inveja e perdas.

"Uma breve História do Tempo”

Autor:Stephen Hawking

Ideal para os curiosos e amantes da física e evolução, Hawking desvenda mistérios sobre o universo de forma clara e bem-humorada.

"Carapintada: uma viagem pela resistência estudantil"

Autor:Renato Tapajós

Um jovem é transportado sem muitas explicações para os anos de 1960, durante o ato estudantil dos caras-pintadas. Lá ele viverá experiências esclarecedoras sobre o movimento.

"E agora, mãe?”

Autor:Isabel Vieira

Baseado em fatos reais, o livro é um alerta aos jovens sobre temas delicados: sexo, gravidez, responsabilidades e sonhos. Jana é uma garota de 15 anos que engravida de seu namorado, Ivan. Diante de diversos contratempos, os dois se veem distantes de seus sonhos e planos.

"Os Miseráveis”

Autor:Victor Hugo

Um dos livros mais famosos do escritor, o drama retrata a sociedade, a pobreza e as injustiças na França, no século XIX. Narrando a história de um homem que foi condenado a 10 anos de prisão por roubar um pedaço de pão.

"Guia do Mochileiro das Galáxias”

Autor:Douglas Adams

O livro é ideal para os amantes de ficção científica, sem exigir conhecimentos avançados sobre astronomia, física ou qualquer outra matéria, o livro conta a história do inglês Arthur Dent e seu amigo Ford Prefect, que escapam da destruição da Terra em uma nave alienígena. O autor, de forma divertida e muito detalhada, cria situações mirabolantes para dupla no mundo intergaláctico.

“A menina que roubava livros”

Autor:Markus Zusak

Com uma visão diferente sobre a Alemanha nazista. Liesel Meminger, uma garota que vive com pais adotivos em uma pobre cidade Alemã, procura esquecer os traumas e medos através das noites de leitura com seu adorável pai.

“2001: uma odisseia no espaço”

Autor:Arthur C. Clarke

A obra retrata a evolução da humanidade, tecnologia, vida extraterreste, das descobertas do homem pré-histórico à inteligência artificial.

 


voltar