História

Blog Image

A Escola Ábaco/Colégio Civilização foi criada a partir do desejo de sua diretora, Ângela Mara Magalhães Carvalho que idealizava uma escola interessante e atraente para as crianças, onde as propostas de ensino seriam condizentes com a realidade contemporânea e as crianças valorizadas no seu saber e individualidade.

Em 1998, iniciou-se a construção do espaço escolar localizado a rua Pilar do Sul, 840, bairro Brasília, Feira de Santana, Bahia.

Em 29/11/1999, abrimos nossas portas à comunidade, data que consideramos o aniversário do Colégio.

No ano de 2000, iniciamos nossas atividades com os cursos de: Educação Infantil, do maternal à alfabetização e Ensino Fundamental de 1ª a 3ª série.

No ano de 2001 foi implantada a 4ª série do ensino fundamental.

Já em 2002 passamos por um arrojado projeto de ampliação da estrutura física, onde além da construção de mais salas de aula, foi construído também o laboratório de informática, a biblioteca, dentro dos padrões exigidos pela Secretaria de Educação do Estado visando a implantação do Ensino Fundamental de 5ª à 8ª série.

Em 2003, teve início o Ensino Fundamental II com as turmas de 5ª e 6ª séries. Mantendo Educação Infantil e Ensino Fundamental I, com aulas de dança, capoeira e catequese. Prosseguindo com as ampliações, concluiu-se a construção da quadra poli esportiva e área de eventos e recreação.

Em 2007, o colégio recebe pela primeira vez o selo Escola Solidária pelo Instituto Faça Parte em parceria com o MEC e Unesco. Nesse ano, começamos a nos preparar para a implantação do Ensino Fundamental de 9 anos, iniciando com a renomeação do ensino fundamental e adequação da idade/série das crianças. Nesse mesmo ano, nossa escola recebeu uma intimação para abster-se de utilizar a marca ÁBACO que é de propriedade (marca registrada) de uma outra instituição de ensino em São Paulo. Foram feitas algumas tentativas de negociação sem sucesso e após consulta aos órgãos competentes, chegamos a conclusão que a melhor alternativa seria realmente substituirmos o nome de nossa escola por outro evitando assim problemas legais. A escolha do novo nome foi realizada junto com toda a comunidade escolar, através de sugestões dos alunos e familiares. A mudança aconteceu de forma gradativa e passamos a incorporar o novo nome: COLÉGIO CIVILIZAÇÃO. Hoje temos a certeza que a mudança em nada afetou a proposta de trabalho, bem como equipe a filosofia da instituição, mantendo assim nossos princípios, valores e objetivos.

Em 2008 passamos a assumir integralmente o novo nome no 2º semestre com o registro da marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e autorização de funcionamento da Secretaria Estadual de Educação sob a portaria nº 048/2008 D.O de 18/09/2008. Também em 2008, o projeto Político Pedagógico do Colégio começa a ser reformulado, respeitando os princípios de liberdade, respeito, igualdade justiça e dignidade. Nesse sentido, toda a dinâmica do colégio começa a ser revista, avaliada e estudada, através de reuniões que envolvem o corpo docente, administrativo, englobando também os alunos, pais e comunidade, onde são colhidos dados e opiniões para que esse novo documento possa ser desenhado de forma a atender as necessidades e expectativas de toda comunidade escolar.

No ano de 2010 o Colégio Civilização recebe o título de Guardiões do Meio Ambiente, reconhecimento através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Feira de Santana, pelos serviços prestações em defesa das causas ambientais.

A partir de 2011, o Colégio Civilização assume o compromisso de especializar-se na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, aumentando a oferta para esses níveis de ensino, passando a oferecer essas turmas nos turnos matutino e vespertino, com isso devido a limitação de espaço físico deixa de trabalhar com as séries do Ensino Fundamental II.

Em 2011 o Colégio Civilização é reconhecido a nível nacional com o selo de Escola Solidária recebe pelo 2º ano consecutivo o título de Guardiões do Meio Ambiente, reafirmando assim seu comprometimento com a Educação Ambiental, não só dentro da escola, mas englobando a comunidade em que está inserida.

Em 2015, introduzimos os serviços de Reforço Escolar e Turno Integral com o objetivo contribuir na formação integral da criança num ambiente aconchegante, baseado em princípios éticos, morais, colaborando com a família, trazendo o lar para o ambiente escolar fortalecendo o vínculo escola/família com atividades capazes de desenvolver habilidades cognitivas e intelectuais, afetivas, físicas, éticas e sociais. Oferecendo-lhes um espaço de convivência e aprendizagem interligados aos conteúdos e projetos escolares.

Em 2016, diante da situação econômica/social que se instalou em nosso país, atingindo também nossa instituição, apoiado por estudos e consultorias administrativa e financeira, tomamos a decisão de trabalhar apenas no turno matutino visando a sustentabilidade do Colégio enquanto empresa.

No ano de 2017, o colégio investe na instalação de placa fotovoltaicas, passando assim a captar a energia solar transformando-a em energia elétrica e dando mais um passo no caminho de uma escola sustentável. Ação essa que vem a somar com outras já adotadas pela instituição.

A partir do ano de 2018, o Colégio Civilização amplia seu portfólio de serviços, oferecendo a comunidade a opção de berçário e creche em períodos parcial ou integral, mantendo as turmas regulares do Grupo 2 ao Grupo 5 da educação infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Nesses 18 anos, se evidencia o crescimento da instituição na implementação de seu projeto pedagógico, competência do quadro docente, seriedade e qualidade do trabalho administrativo e aumento da credibilidade junto à comunidade.

Nesse período o Colégio vem buscando contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, através de serviços educacionais, em permanente busca da qualidade de aprendizagem, apoiado em princípios éticos, com atitudes de respeito ao próximo e ao meio ambiente, integrando a comunidade, buscando oferecer de serviços de excelência na construção de conhecimentos que contribuam para a formação de cidadãos comprometidos em tornar o mundo melhor.

Como perspectivas futuras, no campo pedagógico, buscamos uma diferenciação da concorrência local através da qualidade do trabalho desenvolvido, visando atrair uma clientela de pais preocupados com a formação global de suas crianças, indo além dos conteúdos pedagógicos e preparando o sujeito para viver e construir uma sociedade ética e humanitária. Através do desenvolvimento de múltiplas competências.


voltar